Sema Çulam

Sema Çulam nasceu em Istambul na Turquia.
Começou cedo a sua carreira artística. Quando frequentava o liceu já exercitava na pintura a óleo. Entre 1978-1979 trabalhou no “Izmir-Buca Education Institute” e teve aulas de pintura com os artistas Cavit Atmaca e Şeref Bigali.

Entre 1979 e 2000 pintou arte figurativa abstracta. Nesse ano repensou a sua carreira e as suas mais íntimas intuições e decidiu passar a pintar no contexto da Arte Naïf.
Como refere “pintar é tão necessário na sua vida como a água que bebe e o ar que respira”. Os temas dos seus belos quadros são influenciados pela história e a cultura que a envolvem e encantam.

É membro da Associação de Arte Internacional, UNESCO A.I.A.P, e tem inúmeras obras espalhadas por instituições e coleccionadores particulares no seu País e no estrangeiro: Japão, França, Alemanha, E.U.A, Espanha, Sérvia e Portugal.

Conta no seu currículo com cerca de 30 exposições individuais e outras tantas colectivas, sendo de sublinhar; em 1993 o 2º Prémio na Mostra de Pintura “Turkey Woman’s Unity“; em 2000 o 1º Prémio na Competição Nacional de Pintura Naïf na Turquia; em 2005, a obtenção do Prémio Certificado de Honra na Bienal de Arte Nacional Mikro-Kredi na Suiça e em 2008 o 1º Prémio na Exposição Internacional Naïf organizada pela Galeria Eboli em Madrid. Já em 2011 arrecada o 1º Prémio no Festival Internacional de Arte Naïf no Mónaco.

Está representada no Museu de Arte Naïf e Arte Marginal – Jagodina, Servia, no Midan Museu Internacional de Arte Naïf – Vicq, França e no Museu de Izmir, Turquia.

View paintings